Blog Tweed: Minha sincera opinião sobre quem quer perder peso

20 de junho de 2012

0

Minha sincera opinião sobre quem quer perder peso

(Tudo que está aqui é minha opinão, somente isso. Desculpa se ofender alguém.)

Sempre tem alguém querendo emagrecer, seja por motivo estético ou de saúde. Mas vamos combinar que 80% das que querem emagrecer, é por motivo estético. Acham lindas as modelos, magérrimas ou até mesmo aquela colega que você sempre teve como objetivo ter o corpo dela. Por essa razão, todas partem direto para a dieta ou para os exercícios fisícos, quase diários.


Se acha gorda? Sinceramente o que eu penso a respeito disso? A culpa é só sua, e sua, de não ser magra da forma que deseja. Você não nasce gorda, você engorda ao longo do tempo em que foi relapsa consigo mesma.

Bom, você já admitiu que a culpa é sua e não precisa ficar lendo eu falando de quem não admite. Ótimo, já é um bom passo adimitir que é sua culpa e fim. E agora? Aceitou, beleza. E pretende fazer algo a respeito?


Dieta. Na minha opinião, desnecessária.
Existem inúmeras dietas loucas, de tomar só sopa, de só comer salada, de cortar gorduras e doces e a clássica dieta de fechar a boca. O que você devia fazer é uma reeducação alimentar e não precisa de nutricionista não, só de bom senso pessoal.

Pare e pense antes de sequer pensar em comer. É realmente fome que está sentindo? Ou é só aquela vontade de sentir o doce gostinho de um chocolate? Se bem que um chocolate não vai te fazer ganhar 1kg, e sim se você tiver a gula descontrolável de querer comer uns dez de uma vez. Uma dica que eu dou: aprenda a dosar sua fome. Como assim? Faça uma escala de 0 a 10.  0 é quando não está com fome (claro) e o 10 é quando você está com uma fome que causa dor (quem já passou por isso sabe de fato como é). Não queira se iludir achando que 10 é quando você está com muita fome. Você nunca deve chegar ao 10. O ideal é comer a partir do 7. Os tão recomendados lanches entre refeições não será sacrificado, mas isso dosará a quantidade e quantas vezes irá comer no dia. E se for comer, preste atenção nas calorias por porção na tabela nutricional, ajuda a ter mais consciência sobre o que você está colocando pra dentro.



Exercício. Bom, mas em determinadas situações.
Ir pra academia, fazer aeróbica, musculação, luta ou qualquer outra coisa loucamente com o intuido de emagrecer vai é te deixar cansada e fissurada no peso. Lembre que seu metabolismo não muda. Quer se exercitar? Vá fazer algo que goste de fato e não com o objetivo especifico de emagrecer. Qualquer exercício físico funciona, a velocidade que isso lhe fará perder algum peso dependerá de seu metabolismo. Exercício físico deveria ser para manter seu estado físico e não para defini-lo.

 

E quem sou eu para estar falando tudo isso?
Sou alguém que agora quer se expressar ao ver tantas mulheres fissuradas com peso, comida e academia. O metabolismo é pessoal, eu sei. Mas sei do que estou falando. Tenho 54,5kg, 1,70m de altura e meu imc está em 18,86 - apesar que o imc não é a forma mais correta de calcular se está no peso ideal, infelizmente, não lembro do nome da forma mais correta atualmente-. Tudo isso sem pisar na academia a mais de dois anos e nunca fazer dieta. No quesito metabolismo e genética, não sou favorecida, sei bem o futuro que me aguarda.

Eu como, sem preocupações, o que eu quiser. Meu único exercício físico é andar na faculdade. Mas quer saber minha diferença? Eu me cuido, desde cedo. Estou sentindo que estou comendo demais? Paro imediatamente. Sinto uma fomezinha, vou atrás de comida mas assim que olho pra ela, saio da cozinha porque sei que não é fome, é vontade. Aprendi a comer coisas saudáveis, aprendi que salada é um ótimo prato e que pode ser uma refeição completa sem problema algum. Descobri que andar com as amigas ajuda e muito, seja na beira mar ou durante duas horas em um shopping.

Não estou dizendo para ser que nem eu ou me ter como exemplo, pois tenho consciência que não sou um dos melhores. Só gostaria que entendesse que sua mente, seu pensamento, são mais importantes que o físico de fato, afinal será isso que lhe guiará até sua meta e posteriormente, quando alcançá-la.

Emagrecer quilos e quilos em poucos meses, na minha opinião é mito misturado com sofrimento.

Está conseguindo emagrecer? Ótimo, mas tenha também um modelo de quem você não quer ser, para evitar que você volte a engordar.


Dica: já ouviu falar de pensamento magro e pensamento gordo?  Nesse post do site de Rosângela Barberi, ela ensina 24 pensamentos magros. Dê uma lida e comece a segui-los. Lá há várias coisas que eu disse neste post.

Então, por favor, parem de se fissurar tanto com o peso. Cuide de você mesma que o peso diminuirá junto com os excessos pessoais. Tudo depende da sua cabeça, não de dieta e de academia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Curtiu? Comenta ♥

© Blog Tweed - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Thaís Oliveira . Tecnologia do Blogger .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...