Antes e depois! |
Quem me segue pelas redes sociais já percebeu que agora estou com meu cabelo cacheado. Alisei meu cabelo desde meus 12 anos. É aquela coisa, o alisamento me "salvou" das piadas de mal gosto das crianças que me magoavam tanto. Só que eu não me lembrava mais de como eu era. Eu ficava mal quando minha raiz crescia e fazia de tudo para que meu cabelo """ruim""" não aparecesse, mesmo que eu já não soubesse como ele era de fato, afinal fazia tanto tempo que eu não o via natural.
A última vez que alisei foi em agosto de 2014, alguns dias antes de viajar para os Estados Unidos para meu intercâmbio de um ano. Eu estava com 20 anos, ou seja, 8 anos de alisamento sem parar. Nem preciso dizer que meu cabelo era super seco e quebrado né. Os meses começaram a passar lá e a raiz começou a aparecer. Então dá-lhe fazer chapinha em cima de chapinha. Chegou a um ponto de ter crescido tanto que eu lavava o cabelo quase uma vez por semana porque tinha que fazer chapinha sempre depois de lavar e eu estava levando quase 2 horas para alisar todo cabelo (tenho muita cabelo haha). Chegou ao ponto de eu fazer chapinha enquanto assistia um filme, assim ficava "menos pior" ter que perder esse tempo. Em dezembro, cheguei a cortar 4 dedos de cabelo porque ele estava acabado. Depois disso, comecei a achar que a situação estava ficando ridícula.
A foto de agosto foi na semana em que cheguei no EUA, já as de dezembro são de como estava minha raiz na época e logo depois do meu corte de 4 dedos de pontas quebradas e duplas. |
Foi em maio de 2015 que comecei a aceitar meu cabelo com tudo mesmo. Aproveitei que ia mudar de cidade para fazer estágio, já que quase nada é melhor do que uma mudança de local para mudar quem você é haha. Eu deixei de fazer chapinha por completo. Minha raiz já estava cobrindo cerca de 2/3 do cabelo inteiro. Passei a fazer babyliss nas pontas para tentar igualar o cabelo.
E foi assim que fui embora dos EUA, após um ano de transição. Essa foto foi tirada na minha última semana lá. |
Assim que voltei pro Brasil, escolhi deixar meu cabelo crescer um pouco mais antes de cortar as pontas alisadas. Tenho sorte que meu cabelo cresce relativamente rápido, então cortei todas as pontas um pouco depois do eu aniversário, em dezembro. Foi no mesmo salão em que passei anos alisando o cabelo. Fiquei tão feliz quando a dona/cabeleireira super me apoiou e me parabenizou.
E foi essa minha jornada de voltar ao natural, a ser quem eu realmente sou. Achei que fosse mais fácil ter cabelo naturalmente cacheado, mas tem dias que dá vontade de desistir haha. Passo meia hora ajeitando os cachos depois do banho. Tenho que proteger o cabelo enquanto durmo se quiser que ele fique direitinho pro dia seguinte. Tenho que me preocupar com frizz, pior coisa do mundo cacheado. Tenho que prender ele às vezes porque fica quente. A parte boa é que aprendi mil coisas sobre cabelo que eu jamais imaginei que existiam.
Enfim, dá um trabalhão haha. É muito mais fácil pagar centenas de reais a cada 3 meses e só passar a escova depois do banho e quando acorda. Mas nada paga a sensação de olhar no espelho e saber que aquela é você de verdade e que você e seu cabelo são lindos sim, curando as feridas do passado. ♥