Blog Tweed: 20 dias nos Estados Unidos: primeiras impressões

5 de setembro de 2014

0

20 dias nos Estados Unidos: primeiras impressões

Oi gente, vim fazer uma listinha das minhas primeiras impressões da vida universitária que estou vivendo aqui. Já fazem 20 dias desde que cheguei na universidade e nesse meio tempo já deu para conhecer o campus, o estilo de vida e os costumes, pelo menos o básico. Vamos lá começar a lista?


1. Ter 18 anos não significa que você é adulto.

Mesmo eu sendo aluna internacional e já tendo cursado quase 3 anos na UFC no Brasil, eu estou em um dormitório de "freshman", os calouros daqui. Todos tem de 17 a 18 anos e é notável a diferença de mentalidade e maturidade entre eles e o pessoal brasileiro com a mesma idade. Como muitas coisas aqui só se pode fazer com 21 anos (como beber e ir para boates), o pessoal continua do mesmo jeito do ensino médio. Eu e meus amigos brasileiros costumamos dizer que estamos com 16 anos de novo, porque o pessoal ao nosso redor e as "atividades" nos fazem sentir dessa forma.


2. As festas não são como nos filmes americanos (pelo menos aqui).

Posso estar sendo precipitada, pois até agora não tive a oportunidade de ir para festas de fraternidades, que só vão começar no dia 16/09, mas até agora nada chega aos pés das festas no Brasil, pelo menos na minha universidade. Tem uma música tocando, um monte de grupinhos em rodinhas, algumas meninas gritando e querendo aparecer e pessoas dançando estranho. Aqui o pessoal dança de forma diferente. Nós mulheres estamos acostumadas a dançar com o quadril, aqui elas dançam com os braços, se é que me entendem, e loucamente, para aparecer mesmo. Sem contar que é normal aqui as mulheres se esfregarem nos homens enquanto dançam, para valer mesmo. Nada comparado como é no Brasil. O mais perto que chega é a um baile funk, só que de música eletrônica. É muito pesado.
3. Comida saudável só em poucas opções.

Meu "restaurante universitário" tem diversas bancadas com diferentes opções de comida. Quer comida saudável? Então escolha entre A e B, ou só tem A mesmo. Não é tão variado o cardápio de carnes magras (ou qualquer carne), legumes e frutas. Aqui eles comem muita massa. Todo dia tem uma bancada só com massa e pizza. E algo integral? Jamais.


4. Faculdade é vida.

Aqui eles levam muito a sério a faculdade e os eventos. Uma besteirinha é considerado um grande evento para eles e todos tem que ir. Eles gostam de fazer e ser a faculdade, tanto que existem diversos clubes em que você pode fazer parte. Com isso muitas pessoas se aproximam pelos seus interesses comuns e até fica mais fácil fazer amigos.


5. Estudo e mais estudo.

Na minha universidade você tem duas opções: ou faz 2 disciplinas relacionadas a sua formação e 2 que você tenha interesse em aprender (no meu caso, faço imunologia e patofisiologia como disciplinas de ciência e e-commerce e cerâmica I como disciplinas a parte) ou faz 3 disciplinas da sua área. Comparando a minha grade da UFC, em que eu fazia 8 disciplinas por semestre, a essa de apenas 4 disciplinas, parece que é de boa, só que não. Todo dia te dão uma tarefa de casa para fazer, seja ler um texto ou um capítulo do livro para discutir na próxima aula, seja fazer uma redação, seja estudar para um quiz ou uma prova. Sempre tem algo para se fazer, é impressionante. Então acaba que mesmo com a metade das aulas que eu tenho no Brasil, dá quase o mesmo tempo de dedicação ao estudo.

Acho que por enquanto esses são os pontos principais do que eu tenho vivenciado por aqui. Conforme o passar do tempo eu volto para detalhar mais minhas impressões e como está sendo minha vida por aqui. Beijos 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Curtiu? Comenta ♥

© Blog Tweed - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Thaís Oliveira . Tecnologia do Blogger .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...