Blog Tweed: Há hora certa para comprar?

8 de julho de 2012

0

Há hora certa para comprar?

 Z217892642_large

Na minha opinião, há.
Consumismo é um mal que atinge muitas mulheres, não há como negar esse fato. Ver algo lindo na sua frente, com um preço aceitável (ou não), já é motivo para entrar na loja e passar o cartão.  Comprar é bom, é divertido e um bom passatempo, mas tenha calma.

Tudo é marketing. Filmes, propagandas e programas de televisão nos mostram, desde pequenas, lindas mulheres andando pelas ruas cheias de sacolas de roupas, sapatos e maquiagem se divertindo enquanto torram dinheiro em lojas de marca. As propagandas agora se tornam cada vez mais intensas, quase te arrastando até uma loja para que você compre cada vez mais.

Tumblr_m080gvzsxs1qjzvcco1_500_large

Há quem possa lidar com consumismo, ressaltando que ainda assim ser consumista não é bom. Essas pessoas são as que têm muito dinheiro, um guarda roupa enorme e muitos lugares para sair para usar as várias peças novas. Mas para as meras mortais, montes e montes de roupas e sapatos é um problema.

Primeiramente, o mais importante, o dinheiro. Para comprar você precisa de dinheiro, claro. Já pensou que as centenas gastas em um mês, com peças novas, podiam estar sendo direcionadas para outros fins? Que tal investir o dinheiro, criar planos e metas? Melhor ainda, já pensou em criar uma poupança para seu futuro? Agora parece perda de tempo e de dinheiro, mas, no futuro, vai ver como vai valer a pena ter seu próprio dinheiro guardado para uma emergência, ou até mesmo para poder ser investido em um luxo.

Segundo, onde guardar. Como eu disse, se você tiver um guarda roupa enorme, tudo bem. Mas se não tiver... vai ver que vai ser um sacríficio arrumar espaço. Às vezes pode ser necessário doar algumas roupas para abrir um espaçinho. 

E terceiro, mas não menos importante, será que essa peça vai ser realmente usada? A clássica consumista é aquela que tem no guarda roupa uma peça que nunca foi usada, depois de ter comprado-a a mais de um mês, e nem tem planos de usá-la logo.


Não ser consumista é como estar em uma dieta.

Vamos fazer comparações bem simples. Lá está você em casa, passeando pela geladeira e prateleiras, quando vê bolo, salgadinhos, docinhos e tudo mais o que adorar comer. Qual é o impulso inicial? Pegar um pouco de cada, fazer um belo conjunto de gostosuras e colocar tudo para dentro, sem culpa inicial. Se você está em dieta, a culpa vem depois.

Pense bem, essa situação não é a mesma de ir para um shopping, passar em um monte de lojas e comprar várias coisas, só porque gostou e achou lindo?
A grande diferença é que em relação à comida, você engorda; enquanto em relação ao consumismo, você adquire dívidas (nos casos mais extremos) e um belo guarda roupa cheio de roupas, o que não é necessariamente bom.

Shutupanddoitposter_large

Então, minhas dicas de pensamentos para controlar o consumismo:
  1. Realmente preciso disso?
  2. Eu realmente vou usar essa peça ou só uma vez ou duas?
  3. Vale a pena o preço?
  4. Já não tenho uma parecida?

Basicamente, qualquer vício se cura com força de vontade. Nesses casos, ter a mente forte e preparada é o básico, pelo menos na minha opinião.

Comprar não é ruim. Mas tudo que é em exagero, torna-se danoso, seja para o bolso, seja para seu guarda roupa, seja para sua vida. Tenha auto-controle e disciplina.

603145_353007221435006_745810478_n_large

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Curtiu? Comenta ♥

© Blog Tweed - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Thaís Oliveira . Tecnologia do Blogger .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...